top of page

   HOMENAGEM NECESSÁRIA... 

Homenagm Necessária

O projeto surgiu do desejo de homenagear JÚLIA DA COSTA (1844 - 1911), considerada a pioneira da poesia paranaense e umas das primeiras mulheres e publicar livros no Brasil, com apenas 23 anos de idade! 

 

O roteiro, escrito por Wander Barbieri, realça a figura de uma mulher forte, inteligente e à frente de seu tempo, e é direcionado a todas as pessoas que apreciam uma narrativa cativante. Para além de celebrar sua notável contribuição à literatura, este projeto também tem o propósito de apresentar Júlia ao público curitibano que, frequentemente, a reconhece apenas pelo nome da rua que a imortaliza.

  SOBRE O FILME  

JÚLIA DA COSTA é um emocionante curta-metragem de drama biográfico, com aproximadamente 18 minutos de duração, inspirado na vida e obra da talentosa poeta homônima, que viveu entre 1844 e 1911. Fragmentos de suas poesias, cartas e artigos de jornais da época tecem o roteiro e os diálogos que dão vida à envolvente narrativa de Júlia da Costa e nos transportam para uma época marcante da história literária do Paraná.

TAKE 02 PRE VALSA.png

A trama começa com Júlia, aos 66 anos, imersa na criação de um painel em seu ateliê. Contudo, um acontecimento inesperado a conduz ao encontro de um enigmático visitante, desencadeando uma série de memórias há muito adormecidas. Esse encontro oferece uma visão rica e multifacetada das alegrias, tristezas, amores e melancolias que marcaram sua vida.

A primeira lembrança é de uma entrevista com um jornalista admirador, durante a qual o público conhecerá tanto a Júlia poeta, revelando sua importância na literatura brasileira, quanto a mulher à frente de seu tempo.  Questionada pelo jornalista, Júlia mergulha mais fundo em suas memórias, expondo seu amor não correspondido por Benjamim Carvoliva.

Voltando dessa viagem ao passado, Júlia dança com a ilustre visita, mas logo recobra a consciência e, tomada por um misto de emoções, pede que ele vá embora.

O filme não apenas celebra sua carreira notável como poeta, mas também explora as complexidades íntimas de sua jornada pessoal.

Prgramação e Impacto Social

  PROGRAMAÇÃO E IMPACTO SOCIAL  

O filme estreia em 26 de agosto e conta com uma agenda de mais 14 exibições até o início de outubro, em diversos pontos da cidade. Cada sessão é acompanhada por ações de contrapartida social, incluindo pocket shows com poemas musicalizados da poeta, trechos de um monólogo teatral em sua homenagem, debates, palestras biográficas, rodas de conversa e um envolvente sarau de poesias.

Importante destacar que todas as exibições são adaptadas para garantir acessibilidade. Isso significa que o filme será exibido com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e algumas sessões contarão com audiodescrição, possibilitando que pessoas cegas também possam se conectar plenamente à narrativa.

  AÇÕES DE CONTRAPARTIDA SOCIAL  

Proposto no projeto

Entregue à Comunidade

  • 9 exibições gratuitas do filme.

  • 15 exibições gratuitas do filme.

  • 3 rodas de diálogo aberto com TERESA TEIXEIRA DE BRITO - considerada a maior autoridade atual em Júlia da Costa.

  • 3 "Diálogos de Júlia" - roda de conversa sobre a vida e obra da poeta, com TERESA TEIXEIRA DE BRITO, uma das maiores estudiosas de Júlia da Costa.

  • 4 oficinas literárias com alunos de escolas públicas de Curitiba, com foco nos poemas de Julia da Costa, tendo como mediadora LILIA SOUZA - presidente da Academia Paranaense da Poesia.

  • 4 oficinas de Poesia destinadas a estudantes e professoras e professores de escolas públicas , com foco nos poemas de Julia da Costa, tendo como mediadora LILIA SOUZA - presidente da Academia Paranaense da Poesia.

  • 1 palestra sobre a vida e obra da poeta, ministrada por MANOEL ANÍSIO MOSCALEWSKI, sócio honorífico do Centro de Letras do Paraná e da Academia Paranaense da poesia. Ele musicalizou 3 poemas da Júlia, sendo estes: “Lembranças do Baile”, “O Poeta” e “O Violeiro”.

  • 3 performances "Verso Vivo: Poemas em Cena" com poemas musicados de Júlia da Costa intercalados com leitura dramática de trechos do monólogo "JÚLIA NA JANELA", de Teresa Teixeira de Brito, e conversa sobre a poeta, com ELIANE MARTINS Q. JUSTI e MANOEL ANÍSIO MOSCALEWSKI.

  • 2 debates com a equipe principal do projeto
    sobre o processo de pesquisa da vida e obra da Julia, bem como sobre a realização deste projeto.

  • 3 debates com a equipe principal do projeto a respeito do processo de pesquisa da vida e obra da Julia, bem como sobre a realização deste projeto.

  • 1 palestra sobre a mais recente biografia publicada sobre a vida de Júlia da Costa com o autor do livro "Soluços de Minh'Alma", ALEXANDRE CAMARGO DE SANT’ANA.

  • 1"Vozes de Júlia" -  Sarau de poesias conduzidos por ROSANA BARROSO e a OCÊNICAS COLETIVO DE LITERÁRIO.

  • Acessibilidade ao filme: Interpretação e tradução em LIBRAS.

  • Acessibilidade ao filme: audiodescrição para pessoas cegas

   PRESTANDO CONTAS   

Prestando Contas

R$ 80 mil

valor do projeto

65%

desse valor foi destinado ao pagamento de trabalhadoras e trabalhadores da cultura

+50

pessoas envolvidas direta ou indiretamente no projeto

100%

das direções na produção do filme foram ocupadas por mulheres

9

empresas ou instituições apoiaram esse projeto, cedendo, doando, emprestando ou oferecendo descontos

4

empresas incentivaram o projeto, além da Lei de Incentivo, da Fundação Cultural e da Prefeitura de Curitiba

11

exibições em 5 espaços diferentes da cidade de Curitiba

17

ações de democratização de acesso / contrapartida social

1400

dias desde o dia 1 da escrita do projeto até a entrega do relatório de prestação de contas

Apoios e Incentivo

  REALIZAÇÃO  

  PRODUÇÃO EXECUTIVA  

  APOIO  

Clube Curitibano.png
Mercado de Paulgas.png
Ateliê J Scmitz.png
Juntas.png

  INCENTIVO  

Cedip.png
Divesa_branco.png
Logo_Huma-02-branca1.png
Phil.png
FCC.png

PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA – FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

bottom of page