top of page
ticket 01.png

Um evento de cinema para celebrar uma importante obra do audiovisual produzido no Paraná é essencial para valorizar e difundir o trabalho realizado por criadores locais. Sendo uma manifestação a favor da promoção da nossa identidade para além das fronteiras do estado, também preserva os bens materiais e imateriais do patrimônio cultural e histórico brasileiro.

Apresentar trabalhos de Sylvio Back é reconhecer e homenagear sua importância no cinema nacional, já que escreveu, realizou e produziu até hoje filmes, livros e argumentos/roteiros, recebeu láureas nacionais e internacionais, além do título de "Doutor Honoris Causa" pela UFSC em 2020.

O filme destaque, "A Guerra dos Pelados", que em 2021 completou 50 anos, é reconhecido por questionar tratados políticos e ideológicos na época em que foi concebido e por contribuir para o não esquecimento da Guerra do Contestado, o maior e mais sangrento conflito civil já registrado no Brasil. O próprio Back se posiciona sobre o descaso e desinteresse geral ao conflito, conforme relatou à FGV, em 2013. Essa foi uma das razões que o fez lançar, em 2012, o documentário "O Contestado - Restos Mortais", filme que completa esse evento, no qual afirma que atuou "alumiando insights históricos, sociológicos e antropológicos sobre e em torno da Guerra do Contestado". Os dois filmes ficarão disponíveis para acesso livre enquanto durar esse evento.

 

Para enriquecer ainda mais essa celebração, teremos a ilustre presença do próprio homenageado, Sylvio Back, no dia 03 de abril às 19:30, em uma Masterclass, onde o diretor apresentará um panorama de suas experiências de filmagem e, principalmente, sobre a concepção e realização do filme "A Guerra dos Pelados", e como foi produzi-lo em plena ditadura, além de conversar sobre a obra "O Contestado - Restos Mortais". Esta aula terá tradução em LIBRAS.

E como contrapartida social, este evento entrega à comunidade:

 

  • o seminário de abertura "A Guerra dos Pelados" de Sylvio Back: questões históricas e estéticas, com a professora Dra. Rosane Kaminski da UFPR, no dia 31 de março às 19:30 horas;

  • o Cineclube da ROSA "A Guerra dos Pelados"  no dia 01 de abril às 19:30 horas - uma live com o Rosa Coletiva na qual será transmitida a reprodução do filme título desse evento e ao final será aberto espaço para diálogo a respeito da trama e de sua repercussão para cada pessoa participante.

  • e o seminário "O LEGADO DE UMA OBRA: 'A Guerra dos Pelados'"  com a professora Dra. Salete Machado, reitora da Unespar-FAP, no dia 02 de abril, também às 19:30 horas.

Para participar ativamente tanto da masterclass quanto dos seminários, as pessoas interessadas devem se inscrever antecipadamente clicando em Programa e Inscrições. As vagas são limitadas!!! Será entregue certificado de participação nestas atividades, que poderá ser contato como horas complementares para estudantes.

 

Por conta da essência de sua temática, esse evento tira do limbo esse capítulo marginal da história, rememora os 109 anos do início da Guerra do Contestado, que começou em 22 de outubro de 1912, e homenageia suas milhares de vítimas apagadas pelo tempo. 

 

Agradecemos a todEs que tornaram essa comemoração possível, que fazem parte do nosso presente e contribuem para que o futuro da ROSA COLETIVA seja ainda mais vívido!

Nossas Redes

  • Instagram
  • Youtube
  • 1
barra marca em preto.png
bottom of page