top of page

A GUERRA DOS PELADOS

Icones Classificação Indicativa_edited.jpg

Não recomendado para menores de 18 anos

Esse filme contém cenas de violência que podem disparar gatilhos emocionais. 

SINOPSE

O filme A Guerra dos Pelados (1971), de direção de Sylvio Back, é baseado no livro Geração do Deserto, de autoria de Guido Vilmar Sasse, o qual narra parte do episódio histórico da Guerra do Contestado (1912-1916).

O filme lembra o episódio histórico da Guerra do Contestado (1912-1916) no outono de 1913, no interior de Santa Catarina. O conflito envolvia a concessão de terras a uma companhia da estrada de ferro estrangeira para explorar as riquezas naturais através de uma serraria subsidiária e a ameaça de redutos messiânicos de posseiros expropriados.

 

Por exigência dos “coronéis”, forças militares regionais e o Exército nacional intervêm. Os expropriados foram chamados de "pelados", pois rasparam a cabeça e se entrincheiraram num reduto messiânico, lembrando Canudos. 

Ano de estreia: 1971.

Gênero: drama.

Direção: Sylvio Back,

Elenco: Jofre Soares, Stênio Garcia, Átila Iório, Dorothée-Marie Bouvier, Emanuel Cavalcanti, Maurício Távora, Otávio Augusto, Zózimo Bulbul, Lala Schneider, Jorge Karam, Edson D’Ávila, Sale Wolokita, Walter Cunha, Jairo Ferreira.

Nossas Redes

  • Instagram
  • Youtube
  • 1
barra marca em preto.png
bottom of page