top of page
JÚLIA DA COSTA - Exibição do filme & Debate com Equipe do Filme - 19h00
JÚLIA DA COSTA - Exibição do filme & Debate com Equipe do Filme - 19h00

sex., 01 de set.

|

FAP - Faculdade de Artes do Paraná

JÚLIA DA COSTA - Exibição do filme & Debate com Equipe do Filme - 19h00

Exibição do filme seguida de Debate com a equipe principal do projeto sobre o processo de pesquisa da vida e obra de Júlia para o filme, bem como sobre da realização do projeto.

O registro está fechado
Ver outros eventos

Horário e local

01 de set. de 2023, 19:00 – 20:30

FAP - Faculdade de Artes do Paraná, R. dos Funcionários, 1357 - Cabral, Curitiba - PR, 80035-050, Brasil

Convidados

Sobre o evento

Exibição de JÚLIA DA COSTA & Debate com a Equipe do Filme.

Sinopse

Júlia da Costa é uma talentosa poetisa que, há mais de uma década, vive reclusa em sua casa pintando painéis. Certo dia sua solidão é interrompida por uma visita inesperada que a faz relembrar de memórias dolorosas há muito tempo esquecidas.

Serviço:

  1. Exibição do curta-metragem JÚLIA DA COSTA (contém LIBRAS)
  2. Democratização do Acesso / Contrapartida Social: Debate com a equipe principal do projeto sobre o processo de pesquisa da vida e obra de Júlia para o filme, bem como sobre da realização do projeto.

O PROJETO

JÚLIA DA COSTA" é um emocionante curta-metragem de drama biográfico, com aproximadamente 18 minutos de duração, inspirado na vida e obra da talentosa poeta homônima, que viveu entre 1844 e 1911. Fragmentos de suas poesias, cartas e artigos de jornais da época tecem o roteiro e os diálogos que dão vida à envolvente narrativa de Júlia da Costa e nos transportam para uma época marcante da história literária do Paraná.

O projeto nasceu do desejo de homenagear essa pioneira da poesia paranaense. O roteiro, escrito por Wander Barbieri, realça a figura de uma mulher forte, inteligente e à frente de seu tempo, e é direcionado a todas as pessoas que apreciam uma narrativa cativante. Para além de celebrar sua notável contribuição à literatura, este projeto também tem o propósito de apresentar Júlia ao público curitibano que, frequentemente, a reconhece apenas pelo nome da rua que a imortaliza.

IMPACTO SOCIAL

Para democratizar o acesso e expandir ainda mais a voz e a arte de Júlia da Costa, o projeto entrega à comunidade:

- 15 exibições gratuitas do curta em locais públicos e privados da cidade de Curitiba;

- Acessibilidade: Todas as exibições nacionais contam com interpretação em LIBRAS;

- Acessibilidade: o filme conta com audiodescrição para pessoas cegas. Consulte programação para saber onde essa acessibilidade estará disponível.

- 3  performances "Verso Vivo: Poemas em Cena" com poemas musicados de Júlia da Costa intercalados com leitura dramática de trechos do monólogo "JÚLIA NA JANELA", de Teresa Teixeira de Brito e conversa sobre a poetisa, com ELIANE MARTINS Q. JUSTI e MANOEL ANÍSIO MOSCALEWSKI.

- 3 "Diálogos de Júlia" - roda de conversa sobre a vida e obra da poetisa, com TERESA TEIXEIRA DE BRITO, uma das maiores estudiosas de Júlia da Costa.

- 4 oficinas de Poesia destinadas a estudantes e professoras e professores de escolas públicas , com foco nos poemas de Julia da Costa, tendo como mediadora LILIA SOUZA - presidente da Academia Paranaense da Poesia.

- 3 debates com a equipe principal do projeto sobre o processo de pesquisa da vida e obra da Júlia para o filme, bem como sobre da realização deste projeto.

- 1 palestra sobre a mais recente biografia publicada sobre a vida de Júlia da Costa, com o autor do livro "Soluços de Minh'Alma", ALEXANDRE CAMARGO DE SANT’ANA.

- 1 "Vozes de Júlia" - Sarau de poesias conduzidos por ROSANA BARROSO e a OCÊNICAS COLETIVO DE LITERÁRIO.

Sobre as e os ministrantes das contrapartidas sociais (democratização de acesso):

  • ALEXANDRE CAMARGO DE SANT’ANA é parnanguara, conterrâneo de Júlia. Historiador, palestrante e  bancário, escreveu durante 4 anos para a coluna do Centro de Letras de Paranaguá. Desenvolveu uma profunda pesquisa histórica sobra a vida da poeta Júlia da Costa, que preenche lacunas, desmistifica mitos e oferece teorias intrigantes sobre o que "poderia ter sido", uma vez que ainda se sabe pouco sobre a verdadeira história da poetisa. Publicou em maio de 2023 o livro “Soluços de Minh’Alma”, compartilhando os resultados de suas pesquisas.
  • ELIANE MARTINS Q. JUSTI, professora, escritora e poeta. Interpretou o monólogo “Júlia na Janela”, escrito por Teresa Teixeira de Brito, no ano de 2014, em homenagem aos 170 anos de nascimento de JÚLIA DA COSTA. Esse monólogo já percorreu, por mais de uma vez, as cidades de Curitiba, Lapa, São Franciso (SC) e Paranaguá, somando mais de 50 apresentações até o momento.
  • LILIA SOUZA, poetisa,  escritora, presidente da Academia Paranaense da Poesia e encantada pela      obra de Júlia da Costa.
  • MANOEL ANÍSIO MOSCALEWSKI, advogado, membro honorífico do Centro de Letras do Paraná, da Academia Paranaense da Poesia e da União Brasileira de Trovadores - Curitiba, musicou os poemas "O Violeiro", "Lembranças do Baile" e "O Poeta", de Júlia da Costa.
  • ROSANA BARROSO, talentosa poeta e coordenadora do Oceânicas Coletivo Literário. Rosana se dedica à preservação da memória de Júlia da Costa em  sua cidade natal Paranaguá (didade natal da poeta Júlia), ao mesmo tempo que incentiva e publica poemas de outras conterrâneas da notável poetisa. Sua paixão e comprometimento com a cultura local tornam essa jornada ainda mais significativa.
  • TERESA TEIXEIRA DE BRITO, ­ beletrista e historiadora, vice-presidente do Centro de Letras do Paraná e secretária e coordenadora de cultura do Centro Feminino Paranaense de Cultura, é uma das maiores estudiosas de Júlia da Costa . Escreveu o monólogo "Júlia na Janela", encenado pela primeira vez em 2014 em comemoração aos 170 anos de nascimento da poeta;

Ficha Técnica do filme e do projeto:

Realização ROSA COLETIVA Direção HERMINIA MOTTA Roteiro WANDER BARBIERI  assistente de direção e continuísta ALES DE LARA produção executiva DI PERONI (belaflor produções)  direção de produção  PATRÍCIA EVANGELISTA assistente de Produção LUCIANA LITAIFF  produção de elenco e locação PATRÍCIA EVANGELISTA direção de fotografia IVÏ SUMIN’I 1º assistente de fotografia GABRIEL NOVATZKI 2º assistente de fotografia e gaffer  RODRIGO ARAÚJO  claquete LUCIANA LITAIFF e PATRÍCIA EVANGELISTA som direto EDUARDO MACHADO  direção de arte LUIZA KONS e VIVIAN DALPIAZ figurino NEIDE MARIA POSSAMAI cabelo e maquiagem MIRIAN LEMOS  coreógrafa LUCIANA LITAIFF  logger  PEDRO VINÍCIUS making of e fotografia Still PEDRO VINÍCIUS catering PATRICIA EVANGELISTA, LUCIANA LITAIFFe DI PERONI montagem e finalização HERMINIA MOTTA  desenho de som  EDUARDO MACHADO e EVELYN PEDROSO trilha musical JOSÉ LUIS MANRIQUE  musicistas KLÜBER (piano), ANADGESDA GUERRA (violino) e EVELYN TOLEDO (violoncelo) captação de recursos

CAROLINE ROEHRIGe MEIRE ABE legendas inglês e espanhol WANDER BARBIERI libras  TALITA GRÜNHAGEN - TAÉ LIBRAS & CULTURA audiodescrição Roteiro e Narração HELENA DE JORGE PORTELLA e JOSELBA FONSECA audiodescrição Consultoria SUZANA PORTAL  audiodescrição Captação e Edição de Áudio CHICO PAES - ESTÚDIO VIRA LATA coordenação de comunicação  DI PERONI e LUIZA KONS designer gráfico  ISABELE LINHARES assessoria de imprensa e redes sociais   DAPHNE GARCEZ  Ministrantes de Contrapartida Social: ALEXANDRE CAMARGO DE SANT’ANA, ELIANE MARTINS Q. JUSTI, LILIA SOUZA, MANOEL ANÍSIO MOSCALEWSKI, ROSANA BARROSO e a OCEÂNICAS COLETIVO LITERÁRIO, e TERESA TEIXEIRA DE BRITO.

Agradecimentos: ANGELINA PEREIRA DE MORAIS, ALEXANDRE CAMARGO DE SANT’ANA, ATELIÊ SCHMITZ - JULIO ROBERTO SCHMITZ, CAROLINE ROEHRIG, COLABORADORAS E COLABORADORES DO CLUBE CURITIBANO - SEDE CONCÓRDIA, DIEGO REZENDE ELIANE MARTINS Q. JUSTI, JUNIOR BUENO, LILIA SOUZA, LUIZ GASTÃO DE LARA, MANOEL ANÍSIO MOSCALEWSKI, MEIRE ABE, NEUSA RIBAS DE LARA, ROSANA BARROSO, SALETE MACHADO, TAYLA SIRINO, TERESA TEIXEIRA DE BRITO, TIÉLIDY LIMA, TAKE3 PRODUÇÃO AUDIOVISUAL, TODAS E TODOS COLABORADORES DA FUNDAÇÃO CULTURAL QUE SEMPRE NOS ATENDERAM MUITO BEM.

Apoio: CLUBE CURITIBANO SEDE CONCÓRDIA, MERCADO DAS PULGAS, PADARIA AMÉRICA, SAGRADO REDE DE EDUCAÇÃO, LOJA E LOCADA MARIOS, ARMADA RENTAL, LIVRARIA VERTOV, ATELIÊ J. SCHIMITZ, CAPELA SANTA MARIA, SOLY DECORAÇÕES, FECOMÉRCIO PR.SESC.PAÇO DA LIBERDADE.

Incentivo: CEDIP MEDICINA DIAGNÓSTICA, DIVESA, HUMA ENGENHARIA, PHIL YOUNG'S ENGLISH SCHOOL, LEI DE INCENTIVO À CULTURA, FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA e PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA.

******** PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA – FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA ********

Compartilhe esse evento

bottom of page