top of page
"A Guerra dos Pelados" de Sylvio Back: questões históricas e estéticas. (Seminário de Abertura)
"A Guerra dos Pelados" de Sylvio Back: questões históricas e estéticas. (Seminário de Abertura)

qui., 31 de mar.

|

Evento on-line via plataforma / app Zoom

"A Guerra dos Pelados" de Sylvio Back: questões históricas e estéticas. (Seminário de Abertura)

O Seminário busca discutir as várias dimensões históricas do filme de Sylvio Back: 1) a temática histórica; 2) a relação do filme com as questões políticas do seu momento de produção; e 3) a historicidade da linguagem fílmica;

O registro está fechado
Ver outros eventos

Horário e local

31 de mar. de 2022, 19:30 – 22:30

Evento on-line via plataforma / app Zoom

Sobre o evento

Serviço:

- Democratização do Acesso / Contrapartida Social

Seminário de Abertura do evento de celebração dos 50 anos do lançamento do filme "A Guerra dos Pelados" e  homenagem ao seu criador, o premiado cineasta Sylvio Back.

- Todas as pessoas participantes receberão certificado de 2h00. (As, os, es) estudantes poderão utilizar como horas complementares.

- Palestra On-line, via plataforma Zoom.

- Em: 31 de março de 2022, às 19h30.

- Duração Aproximada: 90 minutos.

- Inscrição gratuita via plataforma Sympla. Vagas limitadas!

- Pré-requisito: ter o app Zoom instalado em seu celular. Se acessar pelo computador, basta entrar no link.

Visite o evento completo e assista aos filmes em www.rosacoletiva.com.b

Sobre a Palestrante:

Rosane Kaminski é Pós-Doutora em Meios e Processos Audiovisuais (ECA-USP), Doutora em História (UFPR), Mestre em Tecnologia (UTFPR) e Graduada em Artes Visuais (UFPR). Atualmente vive em Curitiba-PR e é Professora Associada da Universidade Federal do Paraná, onde leciona e orienta pesquisas sobre história e artes nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em História. Também é docente colaboradora do Programa de Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo da UNESPAR, líder do Grupo de Pesquisa Arte, Memória e Narrativa (AMENA-CNPq) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Artes Visuais (NAVIS-CNPq).

É autora dos livros "Poética da angústia: cinema e história em Sylvio Back (Intermeios, 2021)" e "A formação de um cineasta: Sylvio Back na cena cultural de Curitiba nos anos 1960 (Editora UFPR, 2018)".

Sobre o Projeto e a Contrapartida Social:

O Projeto "A Guerra dos Pelados - 50 anos" é realizado com recursos do PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO  À CULTURA – FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL  DE CURITIBA. Para além de cumprir o que rege a lei e o edital quanto a realização da contrapartida social, entendemos que é de fundamental importância realizar eventos como esse para aproximar público e produção e dialogar sobre os espaços que ocupamos, sobre a arte que fazemos e como fazemos.

Nestes eventos vamos conversar sobre a importância do filme "A Guerra dos Pelados" para o cinema no estado do Paraná e no Brasil, e para além do cinema, uma vez que filmes assim contribuem com a memória histórica da nação. Juntamente, nossos eventos querem homenagear e debater a importância do premiado cineasta SYLVIO BACK, responsável por essa tão importante obra.

Um evento de cinema para celebrar uma importante obra do audiovisual produzido no Paraná, é essencial por valorizar e difundir o trabalho realizado por criadores locais. Sendo uma manifestação a favor da promoção da nossa identidade para além das fronteiras do estado, também preserva os bens materiais e imateriais do patrimônio cultural e histórico brasileiro.

Apresentar trabalhos de Sylvio Back, é reconhecer e homenagear sua importância no cinema nacional, já que escreveu, realizou e produziu até hoje mais de 38 filmes, 25 livros e argumentos/roteiros, recebeu 77 láureas nacionais e internacionais, além do título de "Doutor Honoris Causa" pela UFSC (em 2020).

O filme destaque, "A Guerra dos Pelados", que em 2021 completa 50 anos é reconhecido por questionar tratados políticos e ideológicos na época em que foi concebido e por contribuir para o não esquecimento da Guerra do Contestado, nosso maior conflito civil. O próprio Back se posiciona sobre o descaso e desinteresse geral ao conflito, conforme relatou à FGV, em 2013. Essa foi uma das razões que o fez lançar, em 2012, o documentário "Contestado - Restos Mortais", no qual afirma que atuou "alumiando insights históricos, sociológicos e antropológicos sobre e em torno da Guerra do Contestado".

Ficha Técnica do Evento:

Direção Geral: Hermínia Motta

Produção e Coordenação Geral: Di Peroni | belaflor produções

Produção e Coordenação de Comunicação, Assessoria de Imprensa: Luiza Kons

Produção de Convidades, Site e Registros: Wander Barbieri

Convidades: Professora Dra. Rosane Kaminski

Professora Dra. Salete Machado

Cineasta e Diretor Sylvio Back

Design Gráfico: Pablito Kucarz

Tradutora de LIBRAS: Talita Sharon Simões 

Apoio: TAEPÉ - Cultura e Libras

Compartilhe esse evento

bottom of page